quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conheça Atlas: o robô mais avançado e sem cérebro do Pentágono



Quando ainda estávamos absorvendo a notícia do robô PETMAN, o poderoso robô humanoide desenvolvido pela agência DARPA para o Pentágono dos Estados Unidos, fomos surpreendidos novamente pelos engenheiros do mesmo projeto, com a apresentação do ATLAS, o androide mais avançado já construído pelo homem.

Projetado originalmente para realizar tarefas de resgate em zonas de desastres naturais, porém com projeção de desenvolvimento para lutar em combates militares, o Atlas mede 1.88 metros de altura e pesa 150 quilos. Conta com 28 articulações hidráulicas e um poderoso computador, que lhe confere movimentos altamente precisos e de inquietante semelhança aos do corpo humano.

Além disto, seu sistema de câmeras o capacita para ver o mundo com riqueza de detalhes, já que seus radares são operados por raios lazer. Entretanto, apesar de toda esta capacidade mecânica, o ATLAS é um robô acéfalo e ainda necessita de um cérebro operante. Atualmente, dezenas de equipes de alta tecnologia em robótica estão competindo para o desenvolvimento do projeto.

Enquanto isso se pode observar a elegância de seu caminhar por diversos tipos de superfície ou o movimento de suas mãos.